Novidades

Maneiras de incentivar o uso consciente de descartáveis

No Brasil, aproximadamente um quinto do lixo (mais de 25 mil toneladas) é composto por embalagens descartáveis, utilizadas uma única vez. O uso irrefletido e incorreto desses objetos agrava problemas ambientais, geográficos e financeiros para as empresas e para a humanidade. Quanto maior o consumo desorganizado, maior a produção de produtos descartáveis que você paga e joga fora. Mas, como para todos os âmbitos, podemos mudar os índices negativos com algumas novas atitudes e mudança de outras. Existem maneiras de incentivar o uso consciente de descartáveis nas empresas que podem ser executadas facilmente e que melhoram consideravelmente a limpeza e conservação e as rotinas de limpeza profissional institucional.

Traremos aqui algumas dicas que ajudam a organizar e reduzir o descarte desmedido de materiais descartáveis e controlar o uso de produtos de limpeza e higiene, além de equipamentos de limpeza profissional eficientes para esse fim.

Quantas vezes você toma café por dia no seu local de trabalho? Se mais de uma vez, quantas vezes você usa o mesmo copinho? A maioria das pessoas tomam em torno de 5 a 8 cafezinhos ou chás por dia em seu ambiente de trabalho ou empresa que visitam. A cada vez que se servem trocam o recipiente e o descartam. Além do aumento do lixo plástico dos copinhos em si, consequentemente, há aumento no consumo de sacos de lixo. Plástico em dobro denegrindo nossa natureza, por anos!

Nesse caso, temos algumas soluções:

  • Invista em dispensers de copos plásticos, adequados a cada medida e tamanho específico e que dispensam um copo por vez evitando o uso de mais unidades para uma única bebida;
  • Utilize dispensers de descarte que alinharão os copos utilizados e diminuirão o consumo de vários sacos lixos;
  • Incentive sua equipe a substituir copos plásticos por canecas de cerâmica ou porcelana, fazendo o uso de copos descartáveis de maneira mais consciente;

Mas, além dos descartáveis plásticos, já pensou no que mais você consome que poderia utilizar de maneira mais consciente? Lembrou-se dos itens utilizados no banheiro? Regrinhas básicas de uso deveriam ser aplicadas em todos os banheiros, sejam empresariais, de escolas, de shoppings e demais sanitários públicos. Para este contexto dispomos de várias soluções, muitas delas desenvolvidas especialmente para os banheiros. São dicas básicas que auxiliarem nas rotinas de limpeza e higienizaçãoconservação da limpeza e cuidados com o meio ambiente. Confira:

 

– Papel toalha e papel higiênico de qualidade garantem o consumo na quantidade necessária. Se forem muito finos, desmancharão demandando maior metragem.

– O Suporte de Descarte de Absorvente e o Protetor de Assento Sanitário além de serem extremamente higiênicos, previnem contaminações e ainda poupam papel e sacos de lixo a mais.

– Saboneteiras em espuma e dispensers de álcool gel ajudam a poupar o consumo de água.

– Organizar e separar as lixeiras por tipo de resíduo reduz riscos ambientais. Existem diversos tipos e cores de lixeiras e sacos plásticos que facilitam a separação e são fáceis de higienizar.

 

Além de todas essas dicas, produtos, acessórios e soluções é imprescindível que os funcionários recebam instruções para o uso correto destes recursos, afim de avaliar as quantidades necessárias a disponibilizar em cada suporte, dispenser ou acessório de limpeza e higiene.

Faça sua parte com os produtos e equipamentos de limpeza que você encontra na Distribuidora Arena. Inicie um projeto ou campanha de conscientização em sua escola, organização ou local de trabalho. Auxilie as pessoas ao seu redor a consumirem de forma inteligente, sem desperdício e com foco no meio ambiente!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *